28.10.08

FRUTOS SECOS


BOLO DE FRUTAS E NOZES

½ ch de óleo
1 ch de açúcar amarelo
½ c (café) de baunilha
sumo e casca ralada de 1 limão
½ c (chá) de sal
1 ch de maçã cozida (amassada) ainda quente
1 ch de farinha de trigo integral
2 c (sopa) de farinha de soja
50 g de fermento de padeiro (dissolvido e ½ ch de água morna) 1 ch dos seguintes frutos picadinhos: nozes, ananás, cerejas, passas, tâmaras, ameixas, figos, cristalizados ou secos.

Misture o óleo, o açúcar, a margarina, o sal e as essências. Acrescente uma parte da farinha misturada com o fermento; junte então o restante da farinha, as frutas e as nozes. Misture bem. Deixe levedar. Coza em forno moderado.

CEREAIS E DERIVADOS

(Composição por 100 gramas da parte comestível)

BOLACHINHAS RECHEADAS

½ ch de margarina vegetal
1 ch mal cheia de açúcar
1 ovo
1 gema
½ c (café) de baunilha
1 ½ ch de amido de milho
1 ½ ch de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 c (sobremesa) de fermento

Bata a manteiga com o açúcar, o ovo, a gema e a baunilha, até ficar cremoso e fofo. Reserve.
Junte o amido de milho, a farinha de trigo, o fermento e o sal. Adicione ao creme reservado e amasse com as pontas dos dedos até formar uma bola. Se necessário, junte mais um pouco de farinha de trigo.
Estenda a massa numa mesa polvilhada, corte às rodelas, se desejar tire uma rodinha do meio para fazer um furinho.
Vai ao forno, em temperatura branda, num tabuleiro untado, durante mais ou menos 15 minutos.

ESPARGUETE COM MOLHO DE NOZES

250 g de esparguete
1 dente de alho
2 c (sopa) de azeite
8 nozes
100 g de queijo Gruyère ou S. Jorge
1 c (sopa) de salsa picada

Pôr o esparguete em água a ferver temperada de sal e deixá-lo cozer destapado durante 12 minutos. Escorrê-lo com cuidado e misturar-lhe o queijo ralado.
Num almofariz pisar o alho, a salsa e as nozes descascadas, juntado o azeite gota a gota. Espalhar este molho por cima do esparguete e servir.

MASSINHAS, OU KNOPFLI (RECEITA SUIÇA9

Massinhas, ou Knöpfli (Receita Suiça)

½ kg de farinha
2 ovos
50 g de manteiga
1 copo grande de leite
1 copos de água
40 g de pão ralado

Misturar a farinha, o leite, a água e um pouco de sal, os ovos batidos e bater esta massa até que forme bolhas. Deixar repousar ½ hora. Pôr 4 ou 5 colheres desta massa dentro dum prato raso (ou tábua) e, com o auxílio de uma faca, fazer cair pedacinhos uns após outros, em água salgada a ferver. (Também se pode fazer passar a massa por uma peneira). Deixar cozer uns 10 minutos, levantando-os 2 ou 3 vezes com a espumadeira. Ao retirá-los, “enxaguá-los” rápidamente em água muito quente, levemente temperada de sal; escorrê-los muito cuidadosamente e estendê-los sobre uma travessa conservada quente; salpicar, querendo, com um pouco de queijo ralado. Prosseguir assim até terminar toda a massa.
Para terminar, cobrir tudo com pão ralado e regar com manteiga bem quente.
(Pode enfeitar-se em volta com pedaços de maçãs e pêras secas, cozidas).

RECEITAS DE ARROZ

O arroz deve ser sempre cuidadosamente escolhido e lavado num passador fino, mexendo-o bem enquanto um jacto de água o percorre por vários minutos. Ficará assim liberto de toda a partícula de amigo superficial que formaria na cozedura uma camada pegajosa. Elimina-se esta cola por uma lavagem com água fria ou morna depois da cozedura, o que se torna, é claro, impossível em certos casos, como por exemplo no caso do arroz doce. Neste caso há interesse em passar o arroz antes da cozedura, 2 minutos em água a ferver, escorrendo-o em seguida.
Para obter os grãos de arroz perfeitamente soltos, é preciso secar o arroz muito bem depois de o lavar. Passá-lo depois em azeite ou manteiga mexendo-o constantemente até que se torne amarelo-palha. O amido superficial acha-se assim coagulado, e deste modo uma camada protectora forma-se e impede o resto do amido de se diluir na água da cozedura74 – Arroz à Crioula

Deitar 400 g de arroz em água a ferver temperada de sal. Deixar ferver uns 12 minutos e passar depois rápidamente por água fria debaixo da torneira; escorrer e juntar 100 g de manteiga mexendo devagarinho. Cobrir o tacho e cozer a fogo lento uns 20 minutos.

ARROZ À FRANCESA

250 g de arroz
125 g de queijo ralado
60 g de manteiga
½ litro de molho Béchamel

Deitar o arroz em água a ferver e deixar cozer 15 a 20 minutos. Escorrer e juntar metade da manteiga. Pôr o resto da manteiga no fundo de uma assadeira, dispôr uma camada de arroz, uma camada de molho Béchamel, e salpicar de queijo ralado e assim sucessivamente; terminar pelo molho. Levar ao forno ¾ de hora e servir quente.

ARROZ À ITALIANA

400 g de arroz
80 g de parmesão ralado
60 g de manteiga
Um pouco de noz moscada ralada

Deitar o arroz em água a ferver com sal; deixar ferver 12 minutos. Escorrer e passar por água fria por baixo da torneira. Aquecê-lo de novo ao vapor durante 10 a 15 minutos num tacho quente e espesso deitando-lhe por cima 1 dl de água a ferver, tapar bem. No momento de servir juntar a manteiga aos pedacinhos, o queijo e a noz moscada.

ARROZ À ARGENTINA

250 g de arroz cru
3 colheres de cebola picada
1 ½ chávena de popa de tomate
Sal, louro e uma pitada de açafrão
2 ½ colheres de gordura
2 colheres de pimentos picados
1 ½ colher de farinha

Tosta-se ligeiramente o arroz num tacho ou no forno, junta-se a água quente e o açafrão e deixa-se ferver lentamente até que se evapore a água e o arroz adquira aspecto de estar seco. Tapa-se e deixa-se acabar de cozer no seu próprio vapor uns 10 minutos fora do fogo. Noutro tacho põem-se a gordura, a cebola picada, o pimento e o louro e refoga-se por uns minutos. Junta-se a farinha e o tomate e deixa-se ferver mais 15 minutos. Tempera-se de sal, mexe-se bem e fica a cozer no vapor até que tenha a consistência adequada para não escorrer ao ser retirado. Servir este molho por cima do arroz numa travessa funda.

ARROZ DE PIMENTOS

400 g de arroz
1 cebola média
1 ou 2 pimentos
2 dl de azeite

Pôr no azeite a cebola picada e o pimento migado dentro de um tacho. Secar bem o arroz depois de lavá-lo e passá-lo no azeite até que fique um pouco alourado. Juntar um pouco de água quente à medida que o arroz absorve, salgar e guardar o tacho bem tapado e abafado até servir.

ARROZ DOCE

250 g de arroz
Um pouco de baunilha
1 litro de leite
6 colheres de sopa de açúcar

Lançar o arroz bem lavado 2 minutos em água a ferver, escorrê-lo bem e vertê-lo em chuva de leite a ferver, juntar uma pitada de sal e a baunilha. Tapar e deixar cozer a lume brando ¼ de hora. Retirar do lume e juntar o açúcar derretido num pouco de leite (Despejando, podem juntar-se 2 ou 3 gemas de ovo).

FRUTA - SUMOS

A fruta constituí um alimento preciosíssimo para todas as pessoas. As frutas são geralmente pobres em proteínas, mas ricas em sais minerais, vitaminas e sobretudo riquíssimas em glúcidos (celulose e dextrose), produtos de assimilação rápida, superior ao açúcar das refinarias.

É preferível comer a fruta crua, porque deste modo fornece ao organismo vitaminas em maior abundância. Deve ter-se sempre o cuidado de a lavar muito bem, libertando-a assim do pó, dos produtos químicos de sulfatagem e das impurezas das mãos que a manipularam.

Se por necessidade dietética ou culinária a fruta tiver que ser cozida, perde algumas das suas vitaminas. A cozedura deve ser feita num recipiente de esmalte ou de alumínio, porque o ferro lhe altera a cor e lhe dá um sabor desagradável. A fruta deve ser cozida lentamente, a fervura forte destrói ainda mais o aroma.

As maçãs, as peras e os marmelos são ainda melhores assados no forno do que cozidos em água, no lume.

Portugal é o primeiro consumidor mundial de bebidas alcoólicas. Em Portugal existem cerca de um milhão de bebedores excessivos de álcool e cerca de 800.000 alcoólicos crónicos.

MAÇÃS OURIÇOS

Preparar um xarope com 3 colheres de sopa de açúcar e uma chávena de água. Deitar o xarope depois de pronto num prato de ir ao forno e dispor dentro algumas maçãs de igual tamanho, descascadas e libertas das grainhas. Rolá-las bem no xarope, tapar o prato e deixá-las no forno para assar lentamente.
Ao retirá-las do forno, encher as cavidades com amêndoas moídas e espetar palitos finos de amêndoas descascadas tudo em volta das maçãs, dispô-las assim numa travessa e regá-las com o resto do xarope, que deve estar espesso.


Os portugueses consomem, em média, 11,3 litros de álcool por mês, o que equivale a mais de 100 litros por ano, referiu o Prof. Domingos Neto, psiquiatra do Centro Regional de Alcoologia de Lisboa. Diz que “existe uma espécie de crise generalizada que atinge tanto os homens como as mulheres, sendo que 25% dos doentes alcoólicos são mulheres.”

TAÇAS DE LARANJAS

Descascar com cuidado as laranjas, cortá-las em fatias finas, dispô-las em camadas na travessa, adoçar a gosto e regar com sumo de limão ou de laranja.

A grande maioria dos consumidores de álcool começam a beber entre os 15 e os 24 anos, sendo evidente que existe um padrão de consumo de álcool diferente entre os centros urbanos e rurais.

BATIDOS DE FRUTAS

1 chávena de iogurte simples
1 banana madura
Algumas gostas de essência de baunilha
1 colher de soma de mel
1 colher de sopa de coco

Misture bem os ingredientes numa misturadora. Como variante, experimente substituir a banana por uma mão cheia de bagas (morangos, amoras, framboesas, etc.), meia papais ou manga, ou alguns pedaços de ananás fresco.

Estatísticas recentes referem que o álcool é responsável, entre nós (acompanhado ou não de dependência alcoólica), por 40% das hospitalizações, 40% dos desastres de viação, 30% dos desastres de trabalho e 30% dos homicídios, (refere-se a Portugal).

SUMOS DE FRUTA

Nada é mais eficaz para revitalizar o organismo que um bom sumo de frutas:

1- Beterraba vermelha com maçãs.
2- Beterraba vermelha com cenoura.
3- Cenouras com maçãs.
4- Uvas e pêras.

Quanto mais uma mulher bebe durante a gravidez e quanto mais tempo bebe maior é o risco de o bebé nascer com uma SFA (Síndroma Fetal Alcoólica). Dr.a Bárbara Morse, directora do Programa de Educação Alcoólica Fetal da Escola de Medicina da Universidade de Boston.

COQUETEL DE DAMASCO

3 damascos esmagados, 1 copo de sumo de ananás, 1 copo de sumo de laranja, ½ copo de groselha, 2 copos de sumo de uva
Bater tudo muito bem ou meter no batedor eléctrico.

O álcool continua a ser causa número um das mortes nas nossas estradas, de que Portugal tem o triste 1º lugar na Europa. Calcula-se que dos 1 800 000 consumidores excessivos de álcool existentes em Portugal (entre os 84 milhões da União Europeia) cerca de 50% são dependentes dele. E quantos destes continuam a conduzir os seus veículos?...

COQUETEL DE PÊSSEGO

2 pêssegos esmagados, 1 copo de morangos esmagados, 2 copos de sumo de uvas, 2 a 4 copos de água mineral, mel ou açúcar.
Bater a mistura ou passá-la no batedor eléctrico.


“Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo, e se escoa suavemente. Pois ao cabo morderá como a cobra, e picará como o basilisco.”
Provérbios 23:31,32
Bíblia

COQUETEL DE UVA

1 laranja, 1 limão, ½ litro de sumo de uvas, 3 ou 4 colheres de sopa de açúcar ou mel, ½ litro de água.
Cortar a laranja e o limão em fatias finas, misturá-las à água com um pouco de açúcar, juntar o sumo de uvas. Cobrir e pôr em lugar fresco 6 a 8 horas; verter tudo num passador muito fino e deixar coar bem o sumo.


“Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as rixas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada.”
Provérbios 23:29,30.
Bíblia

PONCHE DE LIMÃO E UVAS

O sumo de 2 limões, ¾ de litro de sumo de uva, 1 litro de água mineral, 1 colher de sopa de mel ou açúcar, ½ pau de canela, 1 laranja em fatias. Misturar os sumos, a água mineral e o mel (ou açúcar), juntar a canela e as fatias de laranja; servir com gelo.


“O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido, não é sábio.”
Provérbios 20:1
Bíblia

PLANTAS MEDICINAIS